A arte ao serviço da criança


segunda-feira, 23 de junho de 2014

5 anos Academia de Sonhos

Amigos da Associação e do programa ACADEMIA DE SONHOS.



Este mês a Associação Academia de Sonhos e o programa mais popular da criança moçambicana do mesmo nome completam 5 anos. Infelizmente não podemos festejar esta data com vocês.

A Direcção da Televisão Pública, TVM suspendeu o nosso programa no mês de Agosto do ano passado sem nenhuma explicação e sem respeitar as cláusulas do contrato assinado. Já passam 10 meses que nós solicitamos um encontro com o PCA para tomar uma decisão que pretendem rescindir o contrato ou voltar transmitir nosso programa, mas até hoje não recebemos nenhuma resposta.

Enquanto o contrato está em vigor, não podemos celebrar um contrato com uma outra estação televisíva, o que prejudica não só a promoção dos Direitos da Criança como também o trabalho iniciado com muitos talentos jovens do nosso país. Esta situação também causou um prejuízo enorme para a produtora do nosso programa, a única empresa que sempre apoiou as actividades da nossa jovem Associação.

Ainda mais quando desconhecidos, pouco depois da suspensão do nosso programa, acenderam o nosso estúdio móvel num parque de estacionamento na baixa da cidade de Maputo. Com o incêndio e a destruição completa do nosso estúdio móvel perdemos uma oportunidade para uma melhor promoção de novos talentos nas diversas províncias do nosso país, uma vez que não existem estúdios de gravação para crianças fora da cidade capital.




Sofremos também o roubo de diverso equipamento de gravação e o desvio de documentos oficiais da nossa Associação por um empresário local, que usa os mesmos para conseguir apoio na realização dos seus eventos.

Como sabem, nós queriamos este ano lançar o Festival Internacional da Música Infantil no Dia Internacional da Criança, o que só pode acontecer no ano 2015. A descoberta, capacitação e promoção de talentos nacionais é muito importante para o sucesso deste Festival anual, que não só promove talentos como também cria um  intercâmbio entre crianças de diversos continentes e apoia projectos para crianças necessitadas. O concurso "Segundo Sonhos" no âmbito do nosso programa, já mostrou que temos crianças talentosas para garantir uma boa participação de respresentantes do nosso país neste Festival.




Queremos agradecer pelas mensagens de muitos dos mais de 25 mil membros do nosso grupo nas redes sociais, que mostram que milhares de jovens querem o regresso do nosso programa num canal de televisão em Moçambique. Não só do programa "Academia de Sonhos", como também do programa "Telescolinha", que ensinava os mais pequenos com desenhos animados e que foi suspendido na mesma altura.




Moçambique ratificou a Convenção sobre os Direitos da Criança em Abril de 1994 e, a partir daquele momento, comprometeu-se a garantir os direitos de todas as crianças moçambicanas sem discriminação alguma. Neste documento os Estados Partes reconhecem a importância da função exercida pelos órgãos de comunicação social na promoção dos Direitos da Criança e asseguram o acesso da criança à informação educativa que visa promover o seu bem-estar social, espiritual e moral, seu talento, assim como a sua saúde física e mental.

No exercício do nosso direito à liberdade de expressão, vamos dentro em breve solicitar a autorização para uma manifestação pacífica, que pretendemos realizar em frente das instalações da TVM ou da UNICEF Moçambique. Fiquem atentos para saber como participar nesta manifestação ou apoiar esta iniciativa. Estarão presentes também artistas populares que se solidarizam com a causa.

JUNTOS PELAS CRIANÇAS!
UNITE FOR CHILDREN!